PAISAGEM EM DETERIORAÇÃO: o trecho da rua Helvétia berço da cracolândia

Autores

  • Gabriel Henrique Oliveira Mendes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas
  • Ela/dela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Poços de Caldas

Palavras-chave:

Paisagem; São Paulo; Campos Elíseos.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção científica brasileira sobre a interdisciplinaridade relacionada à educação profissional técnica secundária na primeira década do século XXI, mesmo período da primeira legislação que tratou do tema no país. Esta pesquisa é de caráter exploratório, com análise bibliográfica de base qualitativa e de caráter básico, por meio do levantamento e seleção de teses e dissertações utilizando o portal de busca do Google Acadêmico.  A maioria dos trabalhos abordou a interdisciplinaridade com base na concepção da filosofia do sujeito, da mesma forma que os autores mais citados nos estudos estão filiados a tal concepção, porém, de forma superficial em parte significativa das pesquisas. Além disso, constatou-se um hibridismo entre as duas concepções – filosofia do sujeito e crítica – da interdisciplinaridade e a perspectiva da integração curricular.

Downloads

Publicado

06-12-2023

Edição

Seção

Arquitetura /Urbanismo / Planejamento Urbano e Regional JORNADA