DECODIFICANDO OS TEXTOS: da leitura à produção textual

Autores

  • Andresa Guimaraes IFSULDEMINAS
  • Ana Gabriela IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas
  • Dayane IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas

Palavras-chave:

ompetências, Habilidades, Proficiência, Níveis de leitura

Resumo

O Programa de Avaliação de Estudantes (PISA) apontou que o Brasil tem baixa proficiência em Leitura, Matemática e Ciências, se comparado com outros 78 países que também participaram da avaliação. O resultado da avaliação aplicada em 2018 revelou que os estudantes brasileiros estão dois anos e meio abaixo dos países da OCDE em relação ao nível de escolarização de proficiência em leitura. Desta forma, nos debruçamos sobre o desafio que é o trabalho com a leitura, interpretação e produção textual, buscando formar sujeitos leitores e escritores mais críticos, para isso, realizamos oficinas de leitura e produção textual com discentes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Guedes, situada no município de Carmo de Minas-MG. O resultado do trabalho evidenciou um aprimoramento significativo da competência leitora e das habilidades de produção textual. 

Downloads

Publicado

2023-12-06