EXPLORANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Leticia da Silva Rodrigues IFSULDEMINAS - Campos Machado
  • José William Corsini
  • Larissa Tavares Aleixo
  • Izabela Barbosa da Silva
  • Elias Granato Neto
  • Fabiana Lucio de Oliveira

Palavras-chave:

Educação, Praticas, Formaçao inicial e continuada, Feira de Ciências

Resumo

No século XXI, a formação inicial e continuada de professores é um assunto recorrente da educação brasileira. Porém, muitos graduandos não têm vivência necessária para se capacitarem antes de chegarem ao mercado de trabalho. Assim, o presente trabalho visou a averiguar como a experiência de participar na organização de uma feira de ciências impacta a vida de um graduando em licenciatura. Para alcançar esse objetivo, os alunos do Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenharam um papel ativo na orientação, avaliação e estruturação de uma Feira de Ciências realizada em uma escola pública em 2022. Neste estudo, reconhecemos a importância da formação inicial e continuada como um processo complementar para a obtenção de profissionais de qualidade. Ao explorar a participação dos graduandos na organização da feira de ciências, este estudo contribui para o aprimoramento da formação de professores e para a valorização de práticas inovadoras no contexto educacional brasileiro.

Downloads

Publicado

06-12-2023