RELIGIÕES E CIÊNCIAS HUMANAS

O processo de ensino-aprendizagem na compreensão do fenômeno religioso

Autores

Palavras-chave:

Projeto de Ensino, História das Religiões, Sociologia das Religiões, Filosofia das Religiões

Resumo

O presente relato de experiência trata sobre a realização do projeto de ensino intitulado “As religiões para as Ciências Humanas: as análises de práticas sagradas sob perspectivas da filosofia, sociologia e história”, desenvolvido na modalidade remota entre junho de 2021 e fevereiro de 2022 no IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre. O objetivo dessa exposição é identificar algumas características (relevâncias e desafios) do processo de ensino-aprendizagem vivenciado no tema a partir da descrição das etapas metodológicas do referido projeto: a leitura dos textos existentes em Ciências Humanas, a discussão e apresentação entre os alunos bolsistas, a professora coordenadora e, posteriormente, os participantes das oficinas promovidas. Nesse processo foram alçadas as habilidades de identificação, análise e argumentação com diferentes fontes, além do reconhecimento da diversidade cultural religiosa nas sociedades.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA