A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO SOBRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Andiara Cássia dos Reis Moreira IF Sul de Minas - Campus Muzambinho
  • Camilla B. B. Silva
  • Amanda S. MORAES
  • Maria A. L. MENDES

Palavras-chave:

Sentimentos dos alunos. Emoções e a aprendizagem. Aprendizagem ativa. Diálogo.

Resumo

O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade realizada na disciplina de Prática como
Componente Curricular VI, disponível no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do Instituto Federal do
Sul de Minas, Campus Muzambinho. É notável a importância de abordar os sentimentos e emoções no
contexto escolar, pois têm um impacto significativo no desenvolvimento socioemocional dos alunos. A
realização da roda de conversa, a dinâmica de balões e a elaboração de cartazes com frases incentivadoras
demonstram um cuidado em proporcionar aos alunos ferramentas para compreender e lidar com suas
emoções de forma saudável. Além disso, a integração da gestão escolar no projeto contribui para fortalecer
a parceria entre professores, alunos e a administração da escola. Os resultados apontaram a importância que
de dialogar sobre os sentimentos e emoções afirmando as competências socioemocionais da BNCC,
resultando assim em um bom desempenho escolar, pois tais questões afetam diretamente o
desenvolvimento do ser humano em outras áreas, tornando mais fácil quando expostas e tratadas.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA