A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO SOBRE EMOÇÕES E SENTIMENTOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Sentimentos dos alunos. Emoções e a aprendizagem. Aprendizagem ativa. Diálogo.Resumo
O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade realizada na disciplina de Prática como
Componente Curricular VI, disponível no curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do Instituto Federal do
Sul de Minas, Campus Muzambinho. É notável a importância de abordar os sentimentos e emoções no
contexto escolar, pois têm um impacto significativo no desenvolvimento socioemocional dos alunos. A
realização da roda de conversa, a dinâmica de balões e a elaboração de cartazes com frases incentivadoras
demonstram um cuidado em proporcionar aos alunos ferramentas para compreender e lidar com suas
emoções de forma saudável. Além disso, a integração da gestão escolar no projeto contribui para fortalecer
a parceria entre professores, alunos e a administração da escola. Os resultados apontaram a importância que
de dialogar sobre os sentimentos e emoções afirmando as competências socioemocionais da BNCC,
resultando assim em um bom desempenho escolar, pois tais questões afetam diretamente o
desenvolvimento do ser humano em outras áreas, tornando mais fácil quando expostas e tratadas.