FOTOGRAFIA - um despertar de sentimentos
Palavras-chave:
Emoções, Ludicidade, Conhecimento, Interação, ParticipaçãoResumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência realizado por alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD (IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho) com crianças matriculadas no quarto ano do Ensino Fundamental I, na área de gestão. O objetivo foi despertar nos professores e alunos um olhar crítico sobre o cotidiano, através da produção de imagens fotográficas no contexto escolar. As atividades realizadas foram análises individuais de cada criança com sua fotografia, questionário para os responsáveis e exposição das fotografias com café. Através dos resultados alcançados, pode-se analisar que a fotografia é indispensável para proporcionar o aprimoramento do olhar da criança em relação ao ambiente, contribuindo para que ela descubra e compreenda suas particularidades. Assim, espera-se oportunizar a criação de estratégias pedagógicas para desenvolver a produção de novas formas de construção do conhecimento de maneira lúdica.