ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: um relato de experiência de uma prática pedagógica em período pandêmico

Autores

  • Julia Graciela Santos Leoni Martins ifsuldeminas campus machado
  • Silvana Ribeiro dos Reis
  • Nislaine Aparecida Tofilo

Palavras-chave:

Alfabetizar; Letrar; Educação; Prática.

Resumo

O trabalho é um relato de experiência que apresenta sobre os processos de alfabetização e letramento no período
de retorno às atividades presenciais pós-isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. Sendo assim,
surgiu a problemática desta pesquisa: de quais maneiras o professor pode contribuir de forma efetiva para a
alfabetização e letramento de estudantes do Ensino Fundamental I tendo em vista a importância de serem
trabalhadas em conjunto durante os anos iniciais num cenário pós-pandêmico? O campo empírico da presente
pesquisa deu-se em uma escola de São Sebastião da Bela Vista, Minas Gerais com estudantes dos anos iniciais
do Ensino Fundamental I. O objetivo geral proposto foi discutir as temáticas da alfabetização e do letramento
como uma aliança necessária no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I. Como resultados
percebe-se a importância da observação de diversas situações dentro ambiente escolar, bem como nas atividades
realizadas, divisão e gestão do tempo, elaboração dos planos de aula, entre outros.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA