A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS CADEIRANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: relato de experiência
Resumo
O tratamento histórico das pessoas com deficiência foi marcado por exclusão e opressão. A busca pela autonomia e igualdade de acesso aos espaços é relevante, especialmente para aqueles com limitações físicas. A história do esporte adaptada remonta à década de 50 e evoluiu para a inclusão nas práticas escolares, incluindo a educação física. No entanto, uma barreira atitudinal persiste como um desafio, afetando a inclusão. O trabalho uma experiência ocorrida, com uma cadeirante durante uma aula de educação física, e ressalta a importância da acessibilidade nas atividades práticas e a necessidade contínua de formação docente. A inclusão escolar enfrenta muitos desafios, porém, com esforços consistentes é possível contribuir à redução de barreiras, arquitetônicas e atitudinais, e assim promover a igualdade e possibilitar acessibilidade democrática e benéfica, tanto a PcDs quanto a sociedade como um todo.