A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DE ALUNOS CADEIRANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: relato de experiência

Autores

  • Jaqueline de Oliveira de Góis Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas-Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Aparecido Silva IFSULDEMINAS CAMPUS INCONFIDENTES https://orcid.org/0000-0002-7903-884X

Resumo

O tratamento histórico das pessoas com deficiência foi marcado por exclusão e opressão. A busca pela autonomia e igualdade de acesso aos espaços é relevante, especialmente para aqueles com limitações físicas. A história do esporte adaptada remonta à década de 50 e evoluiu para a inclusão nas práticas escolares, incluindo a educação física. No entanto, uma barreira atitudinal persiste como um desafio, afetando a inclusão. O trabalho uma experiência ocorrida, com uma cadeirante durante uma aula de educação física, e ressalta a importância da acessibilidade nas atividades práticas e a necessidade contínua de formação docente. A inclusão escolar enfrenta muitos desafios, porém, com esforços consistentes é possível contribuir à redução de barreiras, arquitetônicas e atitudinais, e assim promover a igualdade e possibilitar acessibilidade democrática e benéfica, tanto a PcDs quanto a sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, IFSULDEMINAS CAMPUS INCONFIDENTES


Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

Downloads

Publicado

21-10-2023

Edição

Seção

Educação: Ética, Direitos humanos / Educação especial e Inclusão JORNADA