Propagandas no jornal Gazeta de Passos
análises discursivas de anúncios comerciais no período de 1940-1944
Resumo
A pesquisa procura associar a investigação da memória do município de Passos-MG por meio de anúncios comerciais
publicados e veiculados no jornal Gazeta de Passos no período de 1940-1944. O objetivo geral é compreender a
linguagem das propagandas veiculadas fazendo um levantamento dos principais temas para apreender os discursos que
por meio das práticas sociais de compra e venda de produtos ou serviços e ideias colaboraram para a construção da
memória, história e identidade do povo passense. Ao todo foram elencadas 151 propagandas que foram divididas em
categorias da área econômica e submetidas à análise. O referencial teórico é formado pela Análise do Discurso de
matriz francesa a partir dos postulados de Michel Foucault com a arqueologia e o modo próprio de conceber a (nova)
história. Os resultados apontam discursividades que produzem sentido por meio das marcas do desenvolvimento da
cidade, da região e do Brasil ancorados na ordem industrialista do Estado Novo.