ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE CONSUMO SUSTENTÁVEL

Perspectiva dos alunos técnicos integrado do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

Autores

  • Donizeti Leandro de Souza IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre
  • Camille Victória IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Ana Carolina Andrade IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Beatriz Geovana da Silva IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Letícia Silvério IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE
  • Thiago IFSULDEMINAS - CAMPUS POUSO ALEGRE

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Consumismo, Reutilização

Resumo

O consumismo é incentivado pela moda, pois ela renova as tendências em uma velocidade acelerada, com o intuito de despertar desejo nos consumidores. Entretanto, esta temática é pouco abordada na sociedade, em especial, nos adolescentes. O objetivo deste estudo é analisar as práticas comportamentais caracterizadas pelo consumismo durante a adolescência. O arcabouço teórico está pautado em moda sustentável e consumismo. O trabalho consiste em um levantamento com abordagem quantitativa. Foram aplicados questionários aos alunos do curso técnico integrado ao ensino médio de administração, edificações, informática e química, do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre. Os resultados evidenciaram que os hábitos consumistas, muitas vezes, não são auto-identificados por quem os pratica. Tal estudo dá ênfase à repercussão sobre o assunto, incentivando boas práticas de sustentabilidade, consumismo consciente e reutilização. Portanto, o estudo contribui para que os adolescentes tenham mais discernimento e, em virtude disso, ajudem o meio ambiente.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Administração / Economia JORNADA