O USO DA TECNOLOGIA COMO MEIO NORTEADOR À ALFABETIZAÇÃO INFANTIL: aplicativo lúdico bilíngue como suporte educacional

Autores

  • Waydson Teodoro Brandao Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes
  • Reginaldo Aparecido Silva Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes https://orcid.org/0000-0002-7903-884X
  • Igor Jose da Rosa Pereira Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes

Palavras-chave:

Metodologias ativas; Geração Alfa; Tecnologia; Recurso didático-pedagógico.

Resumo

Nos últimos 20 anos, a sociedade tem vivenciado avanços tecnológicos e entretenimento, afetando tanto a vida adulta quanto a infantil. No entanto, preocupa-se com a regressão educacional nas gerações recentes, que substituem atividades manuais por recursos digitais. Este estudo apresenta um aplicativo educacional com a proposta de promover a alfabetização, as habilidades linguísticas, matemáticas e sociais, além da interação bilíngue, por meio da Libras. A harmonização da tecnologia e métodos tradicionais é essencial para uma educação eficaz. A ferramenta busca abordagens pedagógicas inovadoras, visando ao desenvolvimento cognitivo e inclusão, de acordo com as diretrizes legais. A ação docente, aliada à tecnologia, promove educação de qualidade e inclusiva.

Biografia do Autor

Reginaldo Aparecido Silva, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais Campus Inconfidentes

Reginaldo Silva (assinatura) é atuante na Comunidade Surda desde 2002. É professor e Tradutor e Intérprete de Língua brasileira de sinais - Libras e Mestre em Educação (Unifal/MG). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFOP) e Licenciatura em Letras Libras (Uniasselvi). Pós-graduado em: Educação Digital (SENAI/SC); Docência em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS); Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi); e em Libras (FAEL S/A). É certificado pelo Prolibras em Tradução/Interpretação e em Docência: Uso e Ensino da Libras. Aprovado como Intérprete Educacional (CAS/BH 2008). Tradutor e Intérprete do Par Linguístico Libras/Português em: Palestras, eventos com ênfase Educacional e Teocrática. Atuou na formação de professores e Intérpretes Educacionais no CAS/Varginha-MG. Ex-membro estudante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI) da Universidade de Brasília (UnB) coordenado pela professora Dra. Sílvia Ester Orrú (Unifal/MG). Idealizador dos projetos: SERLibras - Seminário Regional de Libras" (2016), "Dialogando com a Biblioteca!" (2021), "Literaturas do Universo Surdo de A à Z" (2020) e "Libras em Movimento" (2021). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras, Secretário do Núcleo de Atendimento de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Fiscal Técnico do Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes/MG.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA