VIVÊNCIAS E PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NA ESCOLA: contribuição para promoção do interesse e motivação dos alunos

Autores

  • Adeline Ranielle dos Santos Ifsuldeminas, campus Muzambinho e polo Machado
  • Daniele IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO -MG
  • Jair Sobrinho IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO -MG
  • Maria Aparecida Mendes IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO -MG

Palavras-chave:

Educação; Colaboração; Participação dos pais.

Resumo

O presente trabalho constitui um relato de experiência elaborado a partir da vivência na disciplina Prática como
Componente Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho. Como problema de pesquisa foi proposto: de quais maneiras a relação de família e escola podem trazer impactos positivos aos estudantes de Educação Infantil? Em resposta, a hipótese construída foi a de que a integração da família no ambiente escolar deve ser propiciada a partir de uma gestão participativa o qual possibilita uma maior interação entre os atores que fazem parte do contexto escolar. O objetivo geral do trabalho foi fortalecer a parceria entre a escola e as famílias, promovendo o envolvimento dos responsáveis no ambiente escolar e a melhoria da qualidade da educação. Ao longo das atividades foram realizadas conversas com as famílias e com a gestão a fim de verificar o grau de sintonia entre eles. A partir destes encontros, foram elaboradas atividades que trouxeram a família para o trabalho junto à criança. Os resultados esperados foram alcançados, visto que os participantes do projeto compreenderam a importância da família na escola e da gestão com esse tema.

Biografia do Autor

Daniele, IFSULDEMINAS - CAMPUS MACHADO -MG

 O presente trabalho foi elaborado a partir das vivências de uma prática executada na disciplina Prática como
Componente Curricular n°5 PCC n°5 no ano de 2022 do curso de Licenciatura em Pedagogia do
IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. Como problema de pesquisa apresentou-se a seguinte questão:
de quais maneiras a relação de família e escola podem trazer impactos positivos aos estudantes de Educação
Infantil? Em resposta à questão, a hipótese construída foi a de que a reintegração da família e da comunidade
no ambiente escolar deve ser propiciada a partir de um modelo de gestão participativo o qual possibilita uma
maior interação entre todos os atores que fazem parte do contexto escolar. O objetivo geral do estudo foi
promover a Gestão Escolar de forma democrática por meio da participação recorrente da família.

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Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA