POVOS ORIGINÁRIOS: ações para trabalhar a cultura dos povos indígenas com os alunos do Ensino Fundamental I

Autores

  • Joyce Cristiane lima toledo Instituto federal sul de minas campus inconfidentes
  • Beatriz Gomes Dos Santos
  • Isabella Maria Duarte De Moura e Silva
  • Melissa Salaro Bresci

Palavras-chave:

Povos indígenas, PIBID, Diversidade.

Resumo

O presente relato de experiências discorre sobre as vivências dos discentes do curso superior de Licenciatura em
Pedagogia participantes do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta foi desenvolvida com estudantes de 2o. ano do ensino fundamental numa das escola campo das ações programa, contando com a participação de 8 bolsistas, a supervisora e cerca de 30 alunos com idade média de 7 anos. O PIBID Pedagogia tem como fundamento o trabalho com alfabetização e letramento partindo do tema Diversidade, abrangendo questões de formação cultural do povo brasileiro a fim de promover aos estudantes de graduação e às crianças da escola campo um maior contato com a diversidade cultural do país , seu processo formativo e assim possibilitar uma compreensão maio de mundo ampliando os processo de alfabetização. O objeto deste relato são as ações desenvolvidas com o tema “Povos Originários".

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA