EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA PÓS-PANDEMIA: desafios da gestão escolar

Autores

  • Patricia Fonseca Instituto Federal do Sul de Minas/Campus Muzambinho
  • JULIANA PAULA DE CASTRO
  • ROSE NEILA ROBERTO

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado pelas discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia, realizado em uma Escola Estadual situada no Sul de Minas Gerais, cujo público alvo contou com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental entre 6 e 9 anos. Nosso objetivo pressupõe da análise em como a gestão pedagógica pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, partindo de suas dificuldades para expressar e lidar com seus sentimentos e emoções no âmbito escolar. Foram realizadas atividades durante uma semana, para a promoção da saúde emocional. Por fim, os resultados foram satisfatórios, uma vez que obtivemos uma ampla participação dos alunos com feedbacks muito positivos, vindos da gestão escolar. Sendo assim reforçamos o quanto essa prática é importante e deve ser inserida na escola e dentro da sala de aula para a promoção da educação emocional, onde deve ser incentivada e planejada pela gestão escolar de forma participativa, democrática e interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Currículos específicos / Orientação e Aconselhamento JORNADA