COLORTECA DE SOLOS: um material didático alternativo

Autores

  • João Alberto Leme da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho
  • Karina dos Reis Alves Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho
  • Guilherme Cândido de Souza Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho
  • Alaís Eduarda de Oliveira Augusto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho
  • Walbert Junior Reis dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus Muzambinho

Palavras-chave:

Metodologias de ensino, Ciências exatas e da Terra, Pedologia

Resumo

Ao elaborar uma aula na área de solos para o ensino básico, professores podem ter dificuldades pela falta de material didático disponível, precisando ir atrás de materiais alternativos ou confeccionando o seu próprio. O presente trabalho traz uma experiência da construção de uma colorteca de solos na disciplina de Pedologia como uma ferramenta de mostrar a diversidade dos solos existentes. A colorteca é um material simples de se fazer e que pode ser confeccionada juntamente dos alunos como uma forma de dinamizar a aula e trazer um aspecto prático à disciplina e produzir um material para eventuais aulas futuras na área.

Downloads

Publicado

2023-10-21

Edição

Seção

Educação: Ensino-aprendizagem - metodologias, práticas e avaliação JORNADA