AGENDA DO FUTURO

Autores

  • Antônio Nilson Correia Neto IFSULDEMINAS-CAmPUS MUZAMBINHO
  • Paulo César dos Santos

Resumo

O projeto visa facilitar o autogerenciamento das atividades diárias das pessoas. A rapidez do cotidiano moderno demanda a organização de tarefas não apenas para gerenciar o tempo, mas também para evitar a perda de controle das atividades diárias.

A metodologia ágil Scrum foi utilizada na construção do projeto, proporcionando uma abordagem estruturada e eficiente. A metodologia ágil é aplicada na engenharia de software, que visa sistematizar a produção, manutenção, evolução e recuperação de produtos de software. A importância dos bancos de dados é destacada, comparando-os aos encanamentos de uma casa, pois eles estão presentes na aplicação, embora muitas vezes invisíveis. A utilização de um sistema de banco de dados centraliza o controle dos dados e simplifica a administração.

O projeto foi desenvolvido em um Instituto Federal, seguindo as disciplinas de Projetos de Software Orientado a Objetos (PSOO). Diferentes etapas de modelagem foram realizadas, incluindo modelagem de casos de uso, diagramas de atividades e diagramas de banco de dados. O software Notion foi utilizado para o gerenciamento das atividades realizadas durante o desenvolvimento.

A aplicação resultante foi desenvolvida com várias linguagens, incluindo HTML, CSS, PHP e SQL, abrangendo aspectos de marcação, estilo, programação web e banco de dados. Os resultados demonstraram a consistência do projeto e sua aderência aos objetivos propostos, com uma interface que oferece usabilidade em diversas plataformas.

Em conclusão, o projeto combina estudos de engenharia de software e metodologias ágeis para criar uma aplicação funcional e intuitiva que ajuda os usuários a administrar suas atividades diárias de maneira eficaz. O texto inclui referências a materiais relacionados, como estudos sobre banco de dados, metodologia Scrum e engenharia de software.

Downloads

Publicado

2023-12-06