INFORMAÇÕES SOBRE OS MINICURSOS

As datas e horários dos minicursos estão disponíveis na aba programação

Minicurso 1
Título: Introdução ao LaTex para produção de trabalhos científicos
Prof. Dr. Emerson Assis de Carvalho
Sinopse: O LaTeX é um padrão internacional para produção e publicação de documentos científicos, como TCCs, dissertações, teses, artigos científicos, e relatórios técnicos. Facilita a escrita desses tipos de documentos ao padronizar a escrita, que independe do padrão de formatação desejado.
Local: Laboratório de Informática 4
Nº vagas: 40
Público alvo: Estudantes nos últimos anos dos cursos superiores, estudantes de mestrado e pós-graduação e também professores/pesquisadores.


Minicurso 2
Título: Indústria 4.0: Noções de Simulação
Prof. MsC. João Paulo Barbieri
Sinopse: Também conhecida pelo nome Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um fenômeno que abrange a conexão de diversas tecnologias, verbi gratia, Inteligência Artificial (IA), Big Data, Manufatura Aditiva, Robótica e Simulação. Esta última tecnologia contém um conjunto de técnicas que proporcionam condições para a geração de modelos computacionais, capazes de retratar a realidade de um sistema produtivo. Neste minicurso, o público conhecerá as principais técnicas e conceitos da tecnologia Simulação.
Local: Laboratório de Informática 6
Nº vagas: 35

Público alvo: Alunos, professores e profissionais que têm a intenção de conhecer um dos pilares da Indústria 4.0.


Minicurso 3
Título: Noções básicas em boas práticas de laboratório
MSc. Leandro Rossi Castilho e Prof. MsC. Júlio Vilela Pires

Sinopse: As boas práticas em laboratório visam fundamentar práticas para ações dentro de um ambiente laboratorial. O trabalho em laboratório exige ordem, métodos, bem como respeito às normas de segurança na utilização de materiais e produtos químicos. Este tema traz o intuito de prevenir e minimizar erros e acidentes, obtendo no final resultados confiáveis, aperfeiçoamento dos procedimentos resultando em uma boa posição dentro do mercado.
Local: Laboratório de Bromatologia – Prédio Núcleo de Alimentos
Nº vagas: 25

Público alvo: Estudante dos primeiros períodos dos cursos de graduação e que visam trabalhar e desenvolver atividade de laboratório.


Minicurso 4
Título: Dendrologia tropical: introdução aos estudos dendrológicos
Prof. Dr. Walnir Gomes Ferreira Júnior

Sinopse: “As árvores são poemas que a terra escreve para o céu – Khalil Gibran Khalil.” A Dendrologia tem por fim o reconhecimento destes ‘poemas’ a partir do estudo e uso da diversidade de caracteres vegetativos neles existentes. Desta forma, não dependendo da presença de flores, frutos e sementes, a Dendrologia torna mais ágil o processo de identificação de espécies arbóreas simplificando os trabalhos de campo de estudos ambientais.
Público alvo: Estudantes das áreas Biológicas, Ambiental e Agrárias e também pessoas que gostam e admiram as plantas.
Local: Herbário GERAES
Nº vagas: 20


Minicurso 5
Título: Noções básicas de Microscopia de luz

Profa. Dra. Débora de Carvalho Dourado

Sinopse: Muitas características importantes de interesse nos sistemas biológicos são pequenas para serem vistas a olho nu, só podendo, portanto, serem observadas com o auxílio do microscópio. Nos anos mais recentes, tem-se observado um grande desenvolvimento em microscópios, corantes, protocolos de coloração e técnicas de preparação para ajudar a esclarecer melhor a estrutura e função das células.
O estudo de áreas como histologia e citologia depende da utilização da microscopia. Na realidade, para se conhecer a “anatomia microscópica” das células, tecidos e órgãos, é necessário fazer uso do microscópio. Portanto, o aluno da área da biologia deve necessariamente conhecer os fundamentos básicos da microscopia de luz.

Público alvo: Alunos de graduação e pós-graduação.
Local: Laboratório de Biologia
Nº vagas: 15


Minicurso 6
Título: Tratamento de dados provenientes de experimentos

Profa. Dra. Kátia Alves Campos

Sinopse: Durante este curso serão abordados os testes dos pressupostos de homogeneidade de variâncias (Hartley) e normalidade de erros (Shapiro-Wilk).
Tratamento de fatores quantitativos (Regressão).
Tratamento de fatores qualitativos (Tukey versus Scott-Knott).


Público alvo: Pesquisadores em geral discentes e docentes envolvidos em grupos de pesquisa, iniciação científica, de preferência que tenham cursado a disciplina estatística experimental.
Local: Laboratório de Informática 5
Nº vagas: 40

INSCRIÇÃO EM MINICURSO

  • Se você pretende participar de algum dos minicursos a serem oferecido na JOSIF 2022 faça seu cadastro
  • Os certificados só serão emitidos aos participantes que frequentarem toda carga horária do minicurso;
  • A seleção será por ordem de inscrição, que deverá ser confirmada no primeiro dia do evento durante o credenciamento. Caso haja desistências, haverá uma lista de espera. Cada participante se responsabiliza por procurar o local do minicurso e verificar a possibilidade de participação mediante lista de espera.

Ministrantes:

Prof. Dr. Emerson Assis de Carvalho

Doutor em Engenharia Elétrica e mestre em Ciência e Tecnologia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (2013). Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento de Sistemas Corporativos pelo Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (2007). Licenciado em Matemática pela Universidade de Fraca (2017). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade José do Rosário Vellano (2005). Conhecimentos na Plataforma Java (JSE e JEE), .NET (C#, WPF, WCF), Ruby on Rails, Phyton, C/C++, UML, SOA, Tecnologias Web (HTML, CSS, JavaScript), Metodologias Ágeis, Processos de Desenvolvimento de Software, Redes de Computadores, Sistemas Operacionais Linux e Windows e Banco de Dados Relacionais, Temporais e NoSql. Atuação no gerenciamento, análise, projeto e desenvolvimento de novos produtos para Web, Dispositivos Móveis e Desktop. Atualmente atua como professor da área de Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), onde ministra as disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores, Sistemas Distribuídos, Banco de Dados, Desenvolvimento Móvel, Linguagens de Programação e Programação Paralela.

Prof. MSc.  João Paulo Barbieri

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas – Facesm (2013), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá – Unifei (2016) e Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Tem experiência empresarial em implantação de sistemas de gestão e possui experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Sistemas de Produção e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação a Eventos Discretos, Simulação Baseada em Agentes, Simulação Híbrida em Sistemas de Manufatura. Atualmente, é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IFSULDEMINAS – Campus Machado.

MSc. Leandro Rossi Castilho 

Graduado em Química pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Mestre em Química pelo programa de pós-graduação multicêntrico (Rede Mineira) da Universidade Federal de Lavras – UFLA -MG. Doutorando no programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, área de concentração química analítica. Atualmente é técnico de laboratório/química no Instituto Federal do Sul de Minas campus Machado – MG, atuando no curso de alimentos. Já trabalhou como técnico de laboratório/química na Universidade Federal de Lavras – UFLA -MG e como auxiliar de laboratório na Universidade Federal de Alfenas.

Prof.  Júlio Vilela Pires

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é engenheiro florestal e de segurança trabalho. Tem experiência na área de Engenharia Florestal e de Segurança do Trabalho.

Prof. Dr. Walnir Gomes Ferreira Júnior

Bacharel em  Agronomia (2002) e Doutor em Botânica (2009), ambos, na Universidade Federal de Viçosa. Estágios pós-doutorais na Universidade Federal de Mato Grosso em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (2010) e outro na Universidade Federal de Viçosa em Solos e Nutrição de Plantas (2012). Atualmente trabalha e estuda Botânica, com ênfase em Florística, Fitossociologia e Ecologia de Comunidades de plantas, atuando nos temas: Gradientes vegetacionais x pedogeomorfológicos, Levantamentos florísticos e fitossociológicos, Dendrologia Tropical, Recuperação de áreas degradadas. Atua como professor de Botânica, Ecologia e Extensão Rural no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS – Campus Machado, onde realiza pesquisas nas matas, campos e cerrados sulmineiros pelo Laboratório de Botânica e Ecologia e, recentemente, pelo Herbário GERAES.

Profa. Dra. Débora de Carvalho Dourado

Graduação em Ciências Biológicas (modalidades Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP- Campus de Jaboticabal). Mestrado e Doutorado pelo Programa Interinstitucional em Ciências Fisiológicas UFSCar e UNESP. Doutorado sanduíche na Universitè Laval (Quebec-CA). Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Machado, sendo responsável por disciplinas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Agronomia e Zootecnia.

Profa. Dra. Kátia Alves Campos

Possui doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (2012), mestrado em Matemática e Estatística (2005) e licenciatura em Matemática (2002) e em Ciências Biológicas (1999). Atua na Educação Básica desde 2000. Atualmente é Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Machado. Leciona no nível técnico integrado ao ensino médio (matemática), na graduação e pós-graduação (estatística e estatística experimental). Desenvolve projetos na área Estatística Experimental, principalmente nos temas: análise de variância, planejamento de experimentos, análise de dados e regressão; na área de Educação: permanência e êxito, evasão, egressos, avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais.