Sobre o Evento

A 16ª Jornada Científica e Tecnológica e o 13° Simpósio de Pós-Graduação do FSULDEMINAS aconteceu entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2024, no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes.

A Jornada Científica e Tecnológica foi criada a partir da iniciativa de docentes do IFSULDEMINAS – Campus Machado com o objetivo de divulgar a produção científica das instituições de ensino, pesquisa e extensão do sul de Minas e também ser um espaço de troca de experiências, incentivo à pesquisa, formação de estudantes e da socialização dos conhecimentos construídos nessas instituições.

A primeira edição do evento (2009) contou com a participação de 985 pessoas, com 115 trabalhos publicados.

Em 2010, o evento científico foi realizado novamente pelos servidores do IFSULDEMINAS – Campus Machado e, desta vez, 48 trabalhos foram apresentados aos presentes em forma de comunicação oral e de pôster a toda comunidade acadêmica.

O evento foi institucionalizado em 2011, quando passou a ser gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e realizado a cada ano em um dos campi do IFSULDEMINAS, ficando sob a responsabilidade do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do campus que sedia o evento.

A terceira edição do evento foi realizada também no campus Machado, onde reuniram-se cerca de 300 pessoas e 113 trabalhos publicados.

A quarta edição foi realizada no campus Muzambinho e somou-se o Simpósio de Pós Graduação. Assim, em 2012, a 4ª Jornada Científica e Tecnológica e o 1º Simpósio de Pós Graduação do IFSULDEMINAS contaram com a exposição de 183 trabalhos.

Em 2013, aconteceu a 5ª edição da Jornada Científica e 2º Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS sediados pelo campus Inconfidentes contando com 233 publicações.

Em 2014, a 6ª edição da Jornada Científica e o 3º Simpósio de Pós-graduação no campus Pouso Alegre, 326 foram aceitos e publicados. 

No ano seguinte (2015), a 7ª Jornada Científica e o 4º Simpósio de Pós-Graduação receberam a submissão de 592 trabalhos no campus Poços de Caldas com a participação de 887 pessoas.

O IFSULDEMINAS – Campus Passos sediou da 8ª Jornada Científica e do 5º Simpósio de Pós-Graduação em 2016, recebeu 1.011 pessoas para participarem dos eventos, onde foram apresentados 668 trabalhos.

Na 9ª edição da Jornada Científica e o 6º Simpósio de Pós-Graduação, realizados em 2017 no Campus Machado, reuniram-se 1.400 pessoas e contou com 541 trabalhos.

A 10ª Jornada Científica e Tecnológica e o 7º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, em 2018, ocorreram no Campus Muzambinho perfazendo uma participação de 1.348 inscritos e 629 trabalhos publicados.

Em 2019, a 11ª Jornada Científica e Tecnológica e o 8º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS foram realizados no Campus Inconfidentes contando com 724 trabalhos.

A 12ª Jornada Científica e Tecnológica e o 9° Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, organizados pelo Campus Poços de Caldas, foram realizados em 2020, que em função da pandemia do coronavírus, aconteceu de forma on-line com exposição de 570 trabalhos.

Em 2021, em função da pandemia, ambos eventos foram novamente realizados de forma on-line, desta vez sob a responsabilidade do Campus Passos.

A 13ª Jornada Científica e Tecnológica recebeu 332 trabalhos, ao passo que no 10° Simpósio da Pós-Graduação, 35 trabalhos foram publicados.

Em 2022, com a volta das atividades presenciais, o Campus Machado que comemorou seus 65 anos de existência, e sediou e organizou a 14ª Jornada Científica e Tecnológica e 11° Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, que passou a ser denominado JOSIF, no formato totalmente presencial.

A JOSIF 2023, em sua 15ª edição, foi organizada pelo Campus Muzambinho, no mesmo ano em que comemorou seus 70 anos. A realização presencial foi entre os dias 24 a 26 de outubro.

Programação do Evento

A 16ª Jornada Científica e o 13º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS serão realizados no IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2024.

Saiba mais sobre o IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes, clicando aqui.

Não perca nenhuma atividade da JOSIF!

Leve o arquivo PDF da programação com você! Faça o download aqui!

   

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 

HORÁRIO11/12/202412/12/202413/12/2024
A partir das 7h30Credenciamento (Ginásio Poliesportivo)
07h30 – 09hCafé  (Refeitório Estudantil) – Entrada mediante uso do crachá

08h30 – 9h

(Ginásio Poliesportivo)

Abertura oficial do Evento e Apresentação Artística e Cultural

Fanfarra Prof. Gabriel Villas Boas

Abertura do 2º dia do Evento e Apresentação Artística e Cultural

Samba da Grota

Abertura do 3º dia do Evento e Apresentação Artística e Cultural

Apresentação Musical e Apresentação de Poesia Autoral do estudante Braion Henrique Alves Miranda dos Santos 

09h – 10h

(Ginásio Poliesportivo)

Educação e cultura afro-brasileira no ensino básico e superior

Deputada Federal Dandara Tonantzin

Mesa sobre cultivo da fé e manifestações afro-brasileiras

Mãe Ana de Iansã Umbanda Caboclo Pedra Branca
e Maicon Vinícius Leal Silva

Palestra:
Cultura e Letramento Racial

Profa. Lúcia Helena da Silva & Profa. Alessandra Bernardo

10h – 11h

(Ginásio Poliesportivo)

Propostas de Inovação entre academia e empresas: como montar parcerias?

Convidados:  Felipe Figueiredo e Leandro Paiva

Pesquisa em debate: A importância do professor visitante

Pesquisa em debate: A importância do professor visitante

11h – 11:40h

(Ginásio Poliesportivo)

“Empreendedorismo Inovador e Propriedade Intelectual”

Luiz Cláudio de Magalhães – CEO da Magalhães & Associados Internacional

11h40 – 12h50Almoço (Refeitório Estudantil) – Entrada mediante uso do crachá
13h – 14h

Relato de Inovação Pitch/apresentação oral curta (Bloco Pedagógico I)

13h – 15h30Apresentações orais ( “Blocos Pedagógicos da fazenda escola”)
Apresentações de pôsteres ( “Ginásio Poliesportivo”)
(*) veja, abaixo, quais áreas serão apresentadas em cada um dos dias!

14:30h – 17h

(Auditório da Fazenda)

2° Encontro dos atores dos ambientes de Inovação do IFSULDEMINAS

Impulsionando a Inovação no IFSULDEMINAS

Mediação: Paula Magda da Silva Roma (Diretora de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo)
Adélia Maria Spacek Dantas de Oliveira (Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica)

Encontro da Pós-Graduação

Mediação: Humberto Vargas Duque (Diretor de Pesquisa e Pós Graduação)

15h30 – 16h30Café da Tarde (Refeitório Estudantil) – Entrada mediante uso do crachá

 

(*) As apresentações de trabalhos na forma oral e pôster, por áreas, estão assim divididas:

11/12/2024 – Quarta-Feira – Grupo 1: Agronomia; Arquitetura; Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Biologia Geral; Botânica; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ecologia e Meio Ambiente; Engenharias; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Zoologia.

12/12/2024 – Quinta-Feira – Grupo 2: Artes; Comunicação; Educação; Filosofia; Sociologia; Ciência Política; Antropologia; Arqueologia; História; Teologia; Física; Astronomia; Geografia; Geociências; Letras; Linguística; Matemática; Probabilidade e Estatística; Química; Engenharia Química; Medicina Veterinária; Zootecnia.

13/12/2024 – Sexta-Feira – Grupo 3: Administração/Economia; Ciência da Computação; Educação Física/Fisioterapia; Enfermagem; Medicina; Odontologia; Farmácia; Nutrição; Psicologia; Design de Moda.

CONHEÇA OS PALESTRANTES
Equipe

Coordenação Geral
Fernando da Silva Barbosa (Líder)
Rodrigo Barbosa Kloss (Vice-Líder)
Evaldo Tadeu de Melo (Vice-Líder)

Comissão Científica
Evaldo Tadeu de Melo (Líder da Jornada Científica e Tecnológica)
Humberto Vargas Duque (Líder do Simpósio de Pós-Graduação)
Rodrigo Barbosa Kloss (Vice; Responsável Coordenadores de Área)

Trabalhos de Inovação
Roberta Bonamichi Guidi Garcia (Líder)
Luciana Faria
Paula Magda da Silva Roma
Adélia Maria Spacek Dantas de Oliveira

Programação e Articulação Cultural
Fernando da Silva Barbosa (Líder)
Rodrigo Barbosa Kloss

Evaldo Tadeu de Melo
Aline Aparecida de Souza
Andresa Fabiana Batista Guimarães

Inscrições e Certificados
Fabiano Fernandes da Silva
José David Romero
Ednalva das Graças Santos
Aline Aparecida de Souza
Rodrigo Barbosa Kloss
Evaldo Tadeu Melo

Infraestrutura e Logística
Marcos Roberto dos Santos (Líder)
Adevaldo José da Silva

Publicidade, Mídias Sociais e Comunicação Visual
Jose Valmei Bueno (Líder)
Alex José Bueno

Equipe Técnica de TI (Site/OJS)
Gilcimar Dalló (Líder)
Julia Aparecida Rodrigues Pinto

Promoção da Inclusão e Acessibilidade
Marly Cristina Barbosa Ribeiro (Líder)
Reginaldo Aparecido Silva

Fiscal Financeiro
Wagner Roberto Pereira (Líder)
Wanderson Rodrigues Silva

Certificação de Apresentação de Trabalhos

Os certificados foram gerados automaticamente e enviados por e-mail, informado no ato de inscrição.

No certificado do apresentador consta título do trabalho e autoria (nesse sentido o apresentador pode compartilhar o certificado com os demais autores para comprovação de publicação).