Normas de Envio e Diretrizes para autores

O envio de trabalhos no formato de "Resumo expandido" pode ser realizado até o dia 11 de julho de 2021.

Antes de enviar seu trabalho, leia atentamente as "Normas para elaboração e apresentação escrita dos trabalhos". Todos os Autores devem utilizar o modelo de resumo expandido que já possui o cabeçalho do evento.

Normas para elaboração da apresentação escrita dos trabalhos

Os resumos expandidos devem ser redigidos em Língua Portuguesa, conforme as regras vigentes com relação à língua escrita, e elaborados de acordo com as orientações que seguem:

a) Tipo de submissão:

Relato de pesquisa (em andamento ou concluída)
Relato de experiência
Revisão bibliográfica
Relato de Inovação (Formato pitch)

b) Redação e Organização do texto

Cabeçalho do Evento

Conforme modelo disponibilizado nesta edição, não podendo sofrer qualquer alteração a partir dos modelos disponibilizados sem prévia autorização da Comissão Organizadora.

Título e Subtítulo

Identificação e apresentação do trabalho com, no máximo, 15 palavras. Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem.

Identificação dos Autores

Nomes escritos por extenso, com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula. O nome do apresentador deve ser sublinhado e os dados de Função, Filiação/Instituição e Email de todos os autores devem ser indicados em nota rodapé. Font Arial, tamanho 11, negrito, centralizado, primeiro nome formatado em caixa baixa (exceto inicial), sobrenome formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5cm entrelinhas. Caso haja mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.

Importante: a primeira versão do manuscrito (que será avaliada pela Comissão Científica) deve ser enviada sem os dados de autoria e em formato .pdf. Entretanto, deve ser considerado o espaço necessário para inserir esses dados após a avaliação e aceite do trabalho.

Resumo

Texto expondo informações sobre objetivos do trabalho e síntese dos elementos textuais obrigatórios, conforme tipo de de submissão (incluir aqui a indicação do tipo de submissão, ou seja, se é um relato de pesquisa; relato de experiência ou revisão bibliográfica). Máximo de 10 linhas. Font Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamentos simples.

Palavras-chave

Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, iniciadas por letra maiúscula. Após a última palavra, ponto final. Não repetir palavras já utilizadas no título. Font Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

Elementos Visuais

Font Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5cm entrelinhas.

  • Para os relatos de pesquisa, são elementos obrigatórios: introdução, fundamentação teórica, material e métodos, resultados e discussões, conclusões.
  • Para os relatos de experiência, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, relato da experiência, conclusões.
  • Para as revisões bibliográficas, são elementos obrigatórios: introdução, material e métodos, resultados e discussões, conclusões.
Introdução

Deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado; da experiência relatada ou da revisão bibliográfica elaborada. O texto deve estabelecer relações com outros trabalhos publicados sobre o assunto e conter objetivos da pesquisa, do relato ou da revisão.

Fundamentação Teórica

Embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado junto à introdução do texto ou em seção independente. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.

Materiais e Métodos

Descrição dos passos que foram seguidos e dos materiais que foram necessários para a execução da pesquisa, para a realização da experiência relatada ou para o levantamento e organização da revisão bibliográfica.

Resultados e Discussões

Apresentação e discussão dos dados com apoio, quando necessário, de tabelas ou figuras. As novas descobertas devem ser confrontadas com as hipóteses, conhecimentos prévios e com as pesquisas na área.

Relato de Experiência

Apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidas à luz do conhecimento já disponível.

Conclusões

Síntese objetiva e concisa das conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa, da análise da experiência ou da articulação da revisão bibliográfica. Deve dialogar com os objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

Agradecimentos (seção opcional)

Devem ser claros e diretos e conter o motivo do agradecimento. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5cm entrelinhas.

Referências

Lista de todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2018 e da ABNT. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5cm entrelinhas.

c) Formatação do texto:

  • Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências).
  • Configuração de página deve ser A4 (210 × 297 mm).
  • Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões.
  • Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.
  • Fonts, espaçamento e alinhamento do texto, conforme especificidade das seções.

Todas as citações no corpo do texto deverão seguir as normas específicas da ABNT (NBR 6023:2018 da ABNT), obedecendo as formatações exigidas conforme o número de autores e o tipo de citação (direta, indireta ou citação de citação).

Principais critérios de avaliação

Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento

Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.

Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.

Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.